Ensine pelo exemplo

10 de sgosto de 2018

Leia: Efésios 6:1-11 | A Bíblia em um ano: Salmos 79–90 / Romanos 11:1-8

"…criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." — Efésios 6:4

Enquanto esperava por um exame oftalmológico, fiquei chocado com uma afirmação no consultório: “80% de tudo o que as crianças aprendem em seus primeiros 12 anos é por meio dos olhos.” Comecei a pensar em tudo o que as crianças processam visualmente por meio de leitura, televisão, filme, acontecimentos, ambientes e da observação do comportamento de outros, especialmente suas famílias. Neste Dia dos Pais nós geralmente pensamos sobre a poderosa influência de um pai.

Paulo incitou pais a não frustrarem seus filhos ao ponto de gerar raiva, mas disse: “…criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Pense no exemplo poderoso de um pai cujo comportamento e consistência inspiram a admiração de seus filhos. Ele não é perfeito, mas está indo na direção certa. Um grande poder para o bem age quando nossas atitudes refletem o caráter de Deus, ao invés de distorcê-lo.

Isto é desafiador para qualquer pai, assim não é coincidência o fato de Paulo nos encorajar: “…sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (v.10). Apenas por meio de Sua força podemos refletir o amor e a paciência de nosso Pai celestial.

Ensinamos nossos filhos muito mais com o modo como vivemos do que por meio daquilo que dizemos.

Honramos pais que não apenas nos deram vida, mas que também nos mostram como viver.