Nova Província Anglicana no Brasil

4 de maio de 2018

Em celebração a ser realizada no dia 12 de maio, o então bispo da Diocese, Revmo. Miguel Uchôa, também torna-se o primeiro Arcebispo e Primaz da Igreja Anglicana do Brasil

No próximo dia 12 de maio, Recife passa a ser a sede de uma nova Província Anglicana. A escolha foi feita no último mês de abril pelo conselho de primazes do Movimento da Fraternidade dos Anglicanos Confessantes (Gafcon-FCA), que, durante encontro em Uganda, decidiu reconhecer a Diocese do Recife como nova Província da Comunhão Anglicana, e o bispo Diocesano Revmo. Miguel Uchôa como primeiro Arcebispo e Primaz da Igreja Anglicana do Brasil. A cerimônia acontecerá às 20h, na Paróquia Anglicana Espírito Santo (PAES), Igreja Catedral da Diocese do Recife e onde Uchôa atua como Reitor. O evento será aberto ao público.

Em comunicado, emitido após o encerramento do encontro em Uganda, os primazes da Gafcon afirmam que:

“Através de seus esforços de plantação de igrejas, a Diocese do Recife está expandindo o evangelho pelo Brasil, e cresceu ao status de Província. Nós a reconhecemos como legítima Provincia Anglicana e aprovamos a investidura do Revmo. Miguel Uchôa como o primeiro Primaz da Província. Estamos ansiosos para recebê-lo como membro do Conselho dos Primazes.”

“Fico muito feliz e honrado de ser parte desse momento histórico, de ser escolhido como bispo primaz e de poder propagar a fé cristã através do anglicanismo histórico, bíblico e relevante. Me sinto abençoado por Deus, que me deu uma missão e me colocou nesta comunidade de pessoas que acreditam no evangelho e se comprometem a trabalhar para espalhá-lo pelo mundo”, afirma Uchôa. “A Igreja continua a ter um papel fundamental na nossa sociedade. E é para que o amor e a palavra de Deus permaneçam vivos dentro dela que continuaremos trabalhando.”

Atualmente, a Diocese do Recife é formada por 54 igrejas espalhadas pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo; Além das igrejas extra-territoriais no Panamá e na Colômbia. A partir de agora, a Diocese do Recife se une às Dioceses de Vitória (PE) e de João Pessoa (PB), como a primeira Província Anglicana do Brasil.